Onde você estará daqui a cinco anos?


Um amigo me fez essa pergunta há exatos cinco anos. E ela sempre vem a tona quando falo sobre o "QBC Project".

Em 2002, eu ainda freqüentava um curso politécnico em Comércio Exterior e planejava fazer um MBA em Miami, logo em seguida. O curso de MBA se cumpriu, afinal, mas não em Miami, porque em 2003, eu engravidava, e meus planos tomaram outro caminho. Mas nem por isso, o curso de MBA ficou para segundo plano.

Eu tinha feito uma auto-análise profunda sobre algumas questões. Um plano de carreira, encabeçava a minha lista, e mesmo grávida, eu me preparei para ele. Além disso, eu e meu companheiro fizemos um plano de previdência privada, reformamos um apartamento, construímos uma casa, partimos juntos para uma viagem de férias, aprendemos uma nova língua, fizemos um tratamento ortodôntico, entre outras coisas.

Ao longo desses cinco anos, após várias reflexões, posso dizer que o mais importante de tudo foi ter amadurecido e reconhecido meus pontos fortes e, sobretudo, os fracos.

Diante da notícia de minha gravidez, digo apenas que ajustei o "QBC Project", à minha nova realidade familiar. Agora me sinto muito mais preparada para uma vivência internacional.

Agora é preparar a agenda para os próximos cinco anos!

Publié parMichèle Aguiar  

Timeline


24/05/2006 - Envio dos documentos para ARBUE via sedex;
30/05/2006 - Chegada dos documentos em ARBUE;
14/06/2006 - Abertura do processo e débito no cartão de crédito;
20/09/2006 - Comunicado de Entrevista;
27/10/2006 - Entrevista e CSQ;
30/10/2006 - Envio dos documentos para o Processo Federal;
20/11/2006 - Abertura do processo federal;
19/04/2007 - Pedido de exames médicos;
26/04/2007 - Realização de exames médicos;
07/05/2007 - Envio dos exames para Trinidad e Tobago;
28/05/2007 - Recebimento da carta solicitando os passaportes;
29/05/2007 - Pagamento da taxa e envio de passaportes;
14/06/2007 - Chegada dos passaportes com o visto;
13/08/2007 - Saída do Rio de Janeiro;
14/08/2007 - Chegada em Montreal.

Publié parMichèle Aguiar  

Festival Internacional de Jazz de Montreal

Carlinhos Brown abriu hoje, o 28o Festival de Jazz em Montreal. O compositor, percussionista e intérprete brasileiro foi elogiado pela crítica québécois.

O evento que acontece em pleno verão canadense não reúne somente os mestres do Jazz, são artistas do mundo inteiro.

Em 11 dias, Montréal vira o centro musical do planeta e serve de ponto de encontro dos amantes de todos os gêneros musicais e é claro dos aficionados pelo mais puro jazz.

Publié parMichèle Aguiar  

Multiculturalismo


Em 13 de novembro de 2002, o governo do Canadá designou como oficial o dia 27 de junho de cada ano como o Dia da Jornada Canadense do Multiculturalismo. Nesse dia, os canadenses celebram sua diversidade e comprometimento com a democracia, igualdade, respeito mútuo e apreço pela contribuição de diferentes grupos e comunidades multiculturais da sociedade canadense.

Publié parMichèle Aguiar  

Saúde

Em todo o Canadá o sistema de saúde se baseia na medicina familiar, onde o clínico geral resolve 70% dos problemas.

Além do acesso universal ao atendimento hospitalar, pode-se receber serviços e atendimentos médicos nos consultórios. Nos últimos anos, foi criado um programa de seguro de medicamentos que proporciona uma cobertura universal garantindo uma proteção básica para todos os cidadãos, independente da renda e do estado de saúde dos mesmos.


A idéia de um sistema de saúde único é excelente, mas há alguns anos o Québec enfrenta uma crise no setor. A província possui a menor quantidade per capita de médicos especialistas de todo o Canadá, já que vários destes, após formados, migram para outras províncias em busca de maiores salários e condições de trabalho.

Nos jornais locais, li muito sobre crises e demora de mais de dois anos para um atendimento ginecológico, por exemplo. A crise é evidente, mas pergunte ao médico ou ao cidadão canadense se eles querem substituí-lo pelo sistema americano. A resposta será um sonoro não. Aperfeiçoá-lo, sim, o processo político democrático tem se encarregado de torná-lo cada vez mais eficiente e de boa qualidade.

Os poucos planos de saúde com fins lucrativos que existem por lá só podem dar cobertura àquilo que o sistema público não cobre, isso é, cirurgias cosméticas, tratamentos odontológicos em adultos (as crianças têm cobertura até os quatorze anos de idade) e apartamentos melhores em hospitais.

Publié parMichèle Aguiar  

Dia do Imigrante


De acordo com o Ministério da Educação, cerca de quatro milhões de brasileiros vivem hoje no exterior. E cerca de 2.500 residem legalmente em Montreal.

São vários os motivos que levam uma pessoa à imigração: oportunidades de emprego, de estudo, motivos políticos, busca por uma melhor qualidade de vida, segurança, etc...


Para suprir a carência de mão-de-obra qualificada e garantir o crescimento econômico, o Canadá aposta em processos de imigração. A expectativa é atrair 40 mil imigrantes por ano, sendo mil brasileiros.

O governo do Québec, particularmente, incentiva a imigração de brasileiros porque nós nos integramos mais facilmente a uma nova sociedade, temos boa formação e somos muito amistosos.

Em suas palestras informativas, os agentes de imigração do Québec, informam que a província tem baixíssima densidade demográfica e que áreas como informática, telecomunicações, tecnologia da informação, elétrica, mecânica, construção, enfermagem, química, farmacêutica e biotecnologia, criarão mais de 250 mil vagas de emprego em todo o Canadá
entre 2005 e 2009.

O Serviço de Imigração do Québec, não oferece empregos, mas, através de seus serviços de informação, assessoramento e cursos de idiomas, dá um apoio importante para os trabalhadores recém-chegados.

A exigência para os candidatos é ter nível técnico ou superior, com experiência de pelo menos seis meses na sua atividade, e ter idade máxima de 35 anos, dominar a língua francesa, ter autonomia financeira e conhecimentos sobre a Província de Québec.

Quem é aprovado na seleção, recebe um visto permanente e passa a ter os mesmos direitos que os cidadãos canadenses.


Como se candidatar

O candidato deve enviar, via correio e em português, formulários e cópias da documentação solicitada para o Escritório de Imigração do Québec em Buenos Aires (Argentina). A relação de documentos está disponível na home page. A avaliação do dossiê custa CAD $ 390 (ao requisitante principal), mais CAD $ 150 para cada acompanhante (cônjuge e filhos).

A entrevista com o representante do governo acontece quatro meses depois do envio do dossiê. No Brasil, as entrevistas acontecem em São Paulo. Aprovado na entrevista, o candidato recebe o certificado de seleção do Québec (CSQ) e, então, pode dar entrada no pedido de visto canadense no Consulado do Canadá. Este documento é emitido em oito meses.

Publié parMichèle Aguiar  

Dia Nacional do Québec

Hoje é dia de Saint-Jean-Baptiste (João Batista), o padroeiro da província de Québec. É nesta data que os québécois comemoram também a Fête Nationale du Québec. A música Gens du pays, escrita e composta por Gilles Vigneault, é muitas vezes vista como o hino não-oficial da província.

Québec com sua cultura original e dinâmica, aberta e abrangente, realiza esforços em nível internacional, para a defesa da diversidade das expressões culturais. Deste modo, Québec é o primeiro governo a ter aprovado a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

Hoje é dia de reflexão na Belle Province (Bela Província). Reflexão sobre identidade multicultural, sobre o patrimônio e a história do país.

La Belle Province, inclusive, era a frase mostrada nas placas de licenças de veículos em geral, até o fim da década de 70. Desde então, a frase foi substituída pelo lema oficial da província, Je me souviens, que significa "Eu me lembro". Um debate comum na cultura popular, tanto entre os canadenses anglófonos quanto para os francófonos, é sobre o que é que está a ser lembrado.

Publié parMichèle Aguiar  

Educação


Cerca de 40% da população entre 25 e 64 anos de idade tem mais de 12 anos de escolaridade, um dos índices de escolaridade mais elevados, segundo dados da OCDE.

Québec é uma das sociedades que mais investe em educação. Seu sistema de ensino é composto de instituições públicas e privadas. No setor público, a educação é gratuita até a conclusão do ensino fundamental. Daí em diante, ou seja, nos ensinos médio e superior, as taxas escolares são consideradas uma das mais baixas do Canadá e dos Estados Unidos.

Publié parMichèle Aguiar  

Economia


Segundo a OCDE, o Canadá é uma das dez maiores economias do mundo. E em 2005, a província de Québec ocupou a 38º posição desta lista.

A economia de Québec é diversificada e representa o segundo maior PIB do Canadá. Atualmente mais de 70% de seu PIB baseia-se na área de serviços. Também destacam-se empresas de alta tecnologia, telecomunicações e recursos naturais. A renda per capita é de US$ 25 mil/ano (a média brasileira é de US$ 6,3 mil).

As indústrias de alta tecnologia de Québec têm adquirido uma gradativa expansão. Montreal é considerada a quarta cidade da América do Norte que mais gera empregos por habitantes neste setor de atividades.

Mais de 70% da produção de tecnologias da informação é exportada. Várias empresas de softwares e de produtos multimídias gozam de merecido prestígio devido à sua criatividade e know-how. Montreal possui uma sólida massa crítica empresarial, sendo várias delas grandes líderes de fabricação e de pesquisa na área das telecomunicações sem fio.


Seis dos sete centros de pesquisa de multinacionais farmacêuticas estabelecidas no Canadá ficam em Québec, por exemplo, Merck Frosst, Bristol-Myers Squibb e Wyeth Pharmaceutiques, assim como o Institut de recherche en biotechnologie, Instituto de pesquisa em biotecnologia mais importante do Canadá. Montreal é a oitava região metropolitana norte-americana com maior concentração de empregos neste setor.

A indústria aeroespacial de Québec é a sexta maior fabricante de aviões, helicópteros, satélites e componentes, totalizando 260 empresas que atualmente exportam 80% de sua produção.

Economia aberta

O Québec exporta 54% de seu PIB que é de 267 bilhões de dólares canadenses. Mais de 80% de suas exportações são feitas para os Estados Unidos. O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) proporciona a Québec acesso privilegiado a um mercado com mais de 400 milhões de consumidores, dos quais 30% encontram-se num raio de mil quilômetros de Montreal.

Economia inovadora
Em constante crescimento, a parte do PIB destinada a pesquisa e desenvolvimento ultrapassa as médias da OCDE, do G-7 e da União Européia.

Economia competitiva
Para as empresas que querem se instalar em Québec, o custo de implantação e exploração aqui estabelecido é um dos mais baixos dos países industrializados e, além disto, nosso regime fiscal é bastante competitivo. Outras vantagens que cabem aqui serem comparadas são: o custo de vida pouco elevado, a boa qualidade de vida e a mão-de-obra bastante qualificada com alto grau de escolaridade e bilíngüe, além da existência de excelentes universidades e bons centros de pesquisa.

Publié parMichèle Aguiar  

O clima

É bem verdade que todo mundo gosta de falar sobre o tempo, seja dentro do elevador ou numa fila qualquer.

E é justamente esse o aspecto que mais assusta as pessoas quando digo que vou morar no Canadá.

A temperatura média anual da província é de 7ºC na região mais quente (no Sul de Québcc) e de –8ºC no extremo norte. As quatro estações são bem marcadas e é bem verdade que os termômetros já marcaram 40ºC na localidade de
Ville Marie. Mas isso foi em 1921. O recorde frio foi –54ºC, dois anos depois. Além das baixas temperaturas, nós brasileiros costumamos estranhar a duração do inverno, muito mais longo que nos trópicos.

No sul do Québec, que é mais “quente”, a temperatura média no inverno é de ­-14ºC, e no verão, de 20ºC. No norte, a temperatura média é de 11ºC no verão e de -­22ºC no inverno.


Primavera: época de chuvas. A temperatura média é em torno de 12ºC em março, abril e início de maio.

Verão: começa oficialmente em 21 de junho e vai até agosto. A temperatura fica entre 20ºC e 30ºC. Os dias parecem não ter fim, o sol se põe às 22:00 hs.

Outono: as geadas são comuns no meio de setembro. As folhas das ávores começam a mudar de cor. A temperatura varia de 10ºC a 12ºC.

Inverno: durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a temperatura se mantém abaixo de 0ºC em grande parte do país. Em algumas partes do Canadá, o inverno pode durar até abril.

A melhor maneira de enfrentar as mudanças de temperatura no Canadá é estar preparado. Acompanhar as previsões nos meios de comunicação é extremamente importante. No inverno, a temperatura varia muito ao longo de um mesmo dia. O Canadá mede a temperatura usando o sistema Celsius ao invés de Fahrenheit, como é usado nos Estados Unidos.

Publié parMichèle Aguiar  

Língua Francesa


O francês é a língua oficial do Québec. Para 83% da população, o francês é a língua falada em casa, ao passo que 11% falam inglês e 6% uma outra língua. A metade da população ativa fala francês e inglês e 16% falam correntemente uma terceira língua, principalmente o italiano, o espanhol ou o grego.

Considere a aprendizagem da língua francesa como um elemento essencial de integração social, cultural e profissional.

Aqui no Rio de Janeiro, eu estudei no
Senac. Outras opções são Aliança Francesa, Wizard e Jaybee. Alunos da UFRJ podem fazer o CI. O Departamento de Letras da PUC também é outra opção, além do CTED, um projeto entre Secretaria de Estado de Educação e o Consulado da França.

O MICC disponibiliza uma ferramenta de aprendizagem online, mas aqui é preciso ter uma noção da língua.

A apostila Avangardix é uma ótima opção para os iniciantes. Eu mesma comecei por ela.

Na barra lateral outros links para estudo da língua francesa na opção "Pour étudier".

Publié parMichèle Aguiar  

Montreal, afinal

Dentre as 10 províncias do Canadá, Québec foi a escolhida. Lá também destacam-se qualidade de vida, condições de segurança, mistura de raças, tolerância, cultura, entretenimento e natureza.

Montreal, minha próxima parada, é uma das maiores cidades canadenses. Lá dois terços dos habitantes falam francês, o que a torna a maior cidade de língua francesa do mundo depois de Paris.

Fundada em 1642 por comerciantes, que a chamaram Ville-Marie, foi construída na ilha de Montreal, no Rio São Lourenço.

Hoje Montreal é um grande centro de comércio e manufatura. E o Porto de Montreal é o maior do Canadá.

Publié parMichèle Aguiar  

Geografia

O Canadá é o segundo maior país do mundo, mas sua população é pequena - apenas um décimo da população dos EUA. Mais da metade dos canadenses vive na região dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço. No Centro do Canadá ficam as Pradarias, uma planície usada para a criação de gado e plantação de trigo. O norte do Canadá é coberto por vastas áreas de florestas e tundra, enquanto o oeste do país é dominado pelas Montanhas Rochosas. Os primeiros habitantes do Canadá foram os ameríndios e os inuit. Os colonizadores franceses e ingleses começaram a chegar no século XVII. Embora o Canadá tenha se tornado parte do Império Britânico, a influência francesa sempre foi forte, e muitos habitantes ainda falam francês. O Canadá tornou-se independente em 1867.

Publié parMichèle Aguiar  

Por que o Canadá?

Em outubro de 2005, o Fantástico exibia uma matéria sobre "A melhor cidade no mundo". Desde então, a última frase da reportagem não saiu da minha cabeça: “Mas só lá se vê tanta gente feliz com a cidade que escolheu pra viver”. Vancouver, não foi a cidade escolhida, mas foi no Canadá que eu comecei a apostar minhas fichas.

Publié parMichèle Aguiar