Dia Nacional do Québec

Hoje é dia de Saint-Jean-Baptiste (João Batista), o padroeiro da província de Québec. É nesta data que os québécois comemoram também a Fête Nationale du Québec. A música Gens du pays, escrita e composta por Gilles Vigneault, é muitas vezes vista como o hino não-oficial da província.

Québec com sua cultura original e dinâmica, aberta e abrangente, realiza esforços em nível internacional, para a defesa da diversidade das expressões culturais. Deste modo, Québec é o primeiro governo a ter aprovado a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

Hoje é dia de reflexão na Belle Province (Bela Província). Reflexão sobre identidade multicultural, sobre o patrimônio e a história do país.

La Belle Province, inclusive, era a frase mostrada nas placas de licenças de veículos em geral, até o fim da década de 70. Desde então, a frase foi substituída pelo lema oficial da província, Je me souviens, que significa "Eu me lembro". Um debate comum na cultura popular, tanto entre os canadenses anglófonos quanto para os francófonos, é sobre o que é que está a ser lembrado.

Publié parMichèle Aguiar