O clima

É bem verdade que todo mundo gosta de falar sobre o tempo, seja dentro do elevador ou numa fila qualquer.

E é justamente esse o aspecto que mais assusta as pessoas quando digo que vou morar no Canadá.

A temperatura média anual da província é de 7ºC na região mais quente (no Sul de Québcc) e de –8ºC no extremo norte. As quatro estações são bem marcadas e é bem verdade que os termômetros já marcaram 40ºC na localidade de
Ville Marie. Mas isso foi em 1921. O recorde frio foi –54ºC, dois anos depois. Além das baixas temperaturas, nós brasileiros costumamos estranhar a duração do inverno, muito mais longo que nos trópicos.

No sul do Québec, que é mais “quente”, a temperatura média no inverno é de ­-14ºC, e no verão, de 20ºC. No norte, a temperatura média é de 11ºC no verão e de -­22ºC no inverno.


Primavera: época de chuvas. A temperatura média é em torno de 12ºC em março, abril e início de maio.

Verão: começa oficialmente em 21 de junho e vai até agosto. A temperatura fica entre 20ºC e 30ºC. Os dias parecem não ter fim, o sol se põe às 22:00 hs.

Outono: as geadas são comuns no meio de setembro. As folhas das ávores começam a mudar de cor. A temperatura varia de 10ºC a 12ºC.

Inverno: durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a temperatura se mantém abaixo de 0ºC em grande parte do país. Em algumas partes do Canadá, o inverno pode durar até abril.

A melhor maneira de enfrentar as mudanças de temperatura no Canadá é estar preparado. Acompanhar as previsões nos meios de comunicação é extremamente importante. No inverno, a temperatura varia muito ao longo de um mesmo dia. O Canadá mede a temperatura usando o sistema Celsius ao invés de Fahrenheit, como é usado nos Estados Unidos.

Publié parMichèle Aguiar