Saúde

Em todo o Canadá o sistema de saúde se baseia na medicina familiar, onde o clínico geral resolve 70% dos problemas.

Além do acesso universal ao atendimento hospitalar, pode-se receber serviços e atendimentos médicos nos consultórios. Nos últimos anos, foi criado um programa de seguro de medicamentos que proporciona uma cobertura universal garantindo uma proteção básica para todos os cidadãos, independente da renda e do estado de saúde dos mesmos.


A idéia de um sistema de saúde único é excelente, mas há alguns anos o Québec enfrenta uma crise no setor. A província possui a menor quantidade per capita de médicos especialistas de todo o Canadá, já que vários destes, após formados, migram para outras províncias em busca de maiores salários e condições de trabalho.

Nos jornais locais, li muito sobre crises e demora de mais de dois anos para um atendimento ginecológico, por exemplo. A crise é evidente, mas pergunte ao médico ou ao cidadão canadense se eles querem substituí-lo pelo sistema americano. A resposta será um sonoro não. Aperfeiçoá-lo, sim, o processo político democrático tem se encarregado de torná-lo cada vez mais eficiente e de boa qualidade.

Os poucos planos de saúde com fins lucrativos que existem por lá só podem dar cobertura àquilo que o sistema público não cobre, isso é, cirurgias cosméticas, tratamentos odontológicos em adultos (as crianças têm cobertura até os quatorze anos de idade) e apartamentos melhores em hospitais.

Publié parMichèle Aguiar