Economia


Segundo a OCDE, o Canadá é uma das dez maiores economias do mundo. E em 2005, a província de Québec ocupou a 38º posição desta lista.

A economia de Québec é diversificada e representa o segundo maior PIB do Canadá. Atualmente mais de 70% de seu PIB baseia-se na área de serviços. Também destacam-se empresas de alta tecnologia, telecomunicações e recursos naturais. A renda per capita é de US$ 25 mil/ano (a média brasileira é de US$ 6,3 mil).

As indústrias de alta tecnologia de Québec têm adquirido uma gradativa expansão. Montreal é considerada a quarta cidade da América do Norte que mais gera empregos por habitantes neste setor de atividades.

Mais de 70% da produção de tecnologias da informação é exportada. Várias empresas de softwares e de produtos multimídias gozam de merecido prestígio devido à sua criatividade e know-how. Montreal possui uma sólida massa crítica empresarial, sendo várias delas grandes líderes de fabricação e de pesquisa na área das telecomunicações sem fio.


Seis dos sete centros de pesquisa de multinacionais farmacêuticas estabelecidas no Canadá ficam em Québec, por exemplo, Merck Frosst, Bristol-Myers Squibb e Wyeth Pharmaceutiques, assim como o Institut de recherche en biotechnologie, Instituto de pesquisa em biotecnologia mais importante do Canadá. Montreal é a oitava região metropolitana norte-americana com maior concentração de empregos neste setor.

A indústria aeroespacial de Québec é a sexta maior fabricante de aviões, helicópteros, satélites e componentes, totalizando 260 empresas que atualmente exportam 80% de sua produção.

Economia aberta

O Québec exporta 54% de seu PIB que é de 267 bilhões de dólares canadenses. Mais de 80% de suas exportações são feitas para os Estados Unidos. O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) proporciona a Québec acesso privilegiado a um mercado com mais de 400 milhões de consumidores, dos quais 30% encontram-se num raio de mil quilômetros de Montreal.

Economia inovadora
Em constante crescimento, a parte do PIB destinada a pesquisa e desenvolvimento ultrapassa as médias da OCDE, do G-7 e da União Européia.

Economia competitiva
Para as empresas que querem se instalar em Québec, o custo de implantação e exploração aqui estabelecido é um dos mais baixos dos países industrializados e, além disto, nosso regime fiscal é bastante competitivo. Outras vantagens que cabem aqui serem comparadas são: o custo de vida pouco elevado, a boa qualidade de vida e a mão-de-obra bastante qualificada com alto grau de escolaridade e bilíngüe, além da existência de excelentes universidades e bons centros de pesquisa.

Publié parMichèle Aguiar