Dia do Imigrante


De acordo com o Ministério da Educação, cerca de quatro milhões de brasileiros vivem hoje no exterior. E cerca de 2.500 residem legalmente em Montreal.

São vários os motivos que levam uma pessoa à imigração: oportunidades de emprego, de estudo, motivos políticos, busca por uma melhor qualidade de vida, segurança, etc...


Para suprir a carência de mão-de-obra qualificada e garantir o crescimento econômico, o Canadá aposta em processos de imigração. A expectativa é atrair 40 mil imigrantes por ano, sendo mil brasileiros.

O governo do Québec, particularmente, incentiva a imigração de brasileiros porque nós nos integramos mais facilmente a uma nova sociedade, temos boa formação e somos muito amistosos.

Em suas palestras informativas, os agentes de imigração do Québec, informam que a província tem baixíssima densidade demográfica e que áreas como informática, telecomunicações, tecnologia da informação, elétrica, mecânica, construção, enfermagem, química, farmacêutica e biotecnologia, criarão mais de 250 mil vagas de emprego em todo o Canadá
entre 2005 e 2009.

O Serviço de Imigração do Québec, não oferece empregos, mas, através de seus serviços de informação, assessoramento e cursos de idiomas, dá um apoio importante para os trabalhadores recém-chegados.

A exigência para os candidatos é ter nível técnico ou superior, com experiência de pelo menos seis meses na sua atividade, e ter idade máxima de 35 anos, dominar a língua francesa, ter autonomia financeira e conhecimentos sobre a Província de Québec.

Quem é aprovado na seleção, recebe um visto permanente e passa a ter os mesmos direitos que os cidadãos canadenses.


Como se candidatar

O candidato deve enviar, via correio e em português, formulários e cópias da documentação solicitada para o Escritório de Imigração do Québec em Buenos Aires (Argentina). A relação de documentos está disponível na home page. A avaliação do dossiê custa CAD $ 390 (ao requisitante principal), mais CAD $ 150 para cada acompanhante (cônjuge e filhos).

A entrevista com o representante do governo acontece quatro meses depois do envio do dossiê. No Brasil, as entrevistas acontecem em São Paulo. Aprovado na entrevista, o candidato recebe o certificado de seleção do Québec (CSQ) e, então, pode dar entrada no pedido de visto canadense no Consulado do Canadá. Este documento é emitido em oito meses.

Publié parMichèle Aguiar