Segundo mês


O início do outono marca o nosso segundo mês em Montreal. A temperatura baixou consideravelmente. Na rua, o vento frio, altera o meu humor...

Após dois meses morando na segunda cidade mais populosa do país, é fácil identificar seus problemas: congestionamentos, roubos, discriminação, sistema de saúde precário, transporte público nem sempre pontual, etc. Mas no meio das inúmeras reclamações dos cidadãos daqui, admito que a organização da cidade é impressionante. A sinalização é impecável; a preocupação com a gestão do ambiente é notável nas campanhas de reciclagem, que começam dentro de nossas casas; as atividades esportivas, culturais e educativas nos centros comunitários garantem o desenvolvimento social; os centros locais de serviços comunitários (CLSC) espalhados pela cidade oferecem serviços sociais de natureza preventiva, readaptação e reinserção; entre outros organismos de ajuda a imigrantes e/ou mesmo aos que já são cidadãos.

Estamos morando em
Côte-des-Neiges, e segundo minhas pesquisas no google, esse é o bairro mais multicultural de todo o Canadá. Nas ruas, a gente escuta: francês, inglês, espanhol, chinês, árabe, russo, italiano... É um mundo inteiro instalado em 20 km2.

A rotina para este outono segue com o Rafa na creche, enquanto freqüentamos o curso de francês e nos inscrevemos em palestras e sessões com conselheiros de emprego, seja no Alac, no Promis, no L`Hirondelle ou no CLE.

Como ainda estou as avesas para a escolha das atividades de outono/inverno, a princípio, os fins de semana têm sido dedicados a curtos passeios e picnics em diferentes parques da cidade.

Depois de saber que podíamos contar com ajuda para alimentação, solicitamos uma cesta básica para a Multi CAF e outra para Mission Bon Accueil.

O médico de família, já foi escolhido através da lista fornecida pelo CLSC. A Ortho Med Physio, a menos de 100 passos de nossa casa, tem 2 médicos que aceitam novos pacientes. E a indicação de um pediatra já foi dada para a Roper Clinic, uma unidade do Centro de Saúde da Universidade de MCGill.

Finalmente conseguimos fazer a inscrição na Biblioteca Nacional. Lá, pegamos um dos livros que temos que estudar para conseguir a carteira de motorista, entre outros títulos... A diversidade de material a qual temos acesso é tão grande que nem precisamos alugar filmes na locadora.

Após conselhos, alugamos um cofre no banco para deixar nossos documentos e providenciamos um seguro contra roubo e incêndio. E estamos pensando em comprar um carro antes da chegada do inverno. Toyota, Honda, Mazda e Nissan são as marcas de melhor reputação por aqui. E uma idéia de preços pode ser obtida nos sites Lespac, Kijiji e Auto123.

A moda outono/inverno de Quebec é chique. UTEX, Suzy, Jacob, Rudsak, Danier, Smartset já exibem seus casacos, mas os que esquentam mesmo são os longos da Columbia, The North Face, Canada Goose e Kanuk. E para os pés, botas Kodiak e Sorel, que resistem a -40°C. Além de gorro, luvas e meias com Thinsulate. Com todos esses acessórios, estarei preparada para uma expedição no Pólo Norte. Mas, enquanto o temido frio não chega, eu uso Elita, um casaco da Free Country comprado na Winners e jeans e botas Made in Brazil. Voila!

Publié parMichèle Aguiar  

4 commentaires:

inertia disse... 15 outubro, 2007  

Depois contem mais detalhes sobre as palestras com os conselheiros de emprego... postem mais fotos! ;)

Ah, uma dúvida: Quando quebra alguma coisa no apartamento, são vcs ou é o proprietário que substitui o aparelho? Porque pelo o que eu andei vendo, todos os apartamentos vêm com geladeira, fogão, etc, e daí fiquei pensando, "E se a geladeira estiver muito velha e quebrar enquanto estivermos morando lá?!"...

Abraços!

Anônimo disse... 17 outubro, 2007  

Mi, adoro seus relatos, acompanho !! Sejam muito felizes!!!
Bjao
Silvinha (Libra)

Karol disse... 21 outubro, 2007  

Olá Michèle,

Adorei o seu post ! Através dele consegui muitas informações legais para as minhas pesquisas, como os sites que mostram os lugares que tem conselheiros de emprego e sobre as lojas que vendem roupas de outuno/inverno. Eu fiz uma visitinha rápida a Montreal no mês de Maio e fiquei na casa de amigos que moram em Côte-des-Neiges (mais precisamente prox. a estação Édouard-Monpetit), gostei muito dessa região.

abraços

Anônimo disse... 25 outubro, 2007  

Fico todo os dias lendo suas msgs. Continuem escrevendo e boa sorte.
Chicão

Postar um comentário