Técnicas para buscar moradia


Para alugar
Como a maioria dos québécois vivem em cidades, a maior parte dos novos habitantes são locatários. Em Québec, o contrato de locação se chama « bail », e termina normalmente no dia 30 de junho de cada ano. Então, os meses março, abril e maio são os mais propícios para a busca de um imóvel.

Como fazer?
Os guias Logement e À la recherche d'un logement orientam imigrantes. Depois de escolher o local de moradia, é apropriado caminhar pelas ruas a procura de placas de aluguel. Pode-se também consultar, agentes imobiliários, anúncios de jornal, como Arrondissement, La Toile du Québec, Lespac, e sites de busca.

Como escolher?
A melhor maneira é mesmo visitar o imóvel e aproveitar a ocasião para inspecionar todos os cômodos, avaliar os reparos necessários, verificar a existência de uma linha telefônica, solicitar informação sobre os serviços (aquecimento, eletricidade, pintura, manutenção do encanamento, etc.) móveis e eletrodomésticos incluídos no aluguel, os serviços, regras, utilização e manutenção de espaços comuns. Vale também examinar o imóvel do ponto de vista da segurança, tranquilidade e proximidade de serviços (supermercados, transportes, escolas, farmácias, etc.).
Alguns proprietários não permitem ter animais ou mesmo crianças, é bom assegurar-se sobre direitos e obrigações em cláusulas de contrato.

Conselhos
Antes de alugar é importante conhecer o bairro. O custo dos imóveis varia em função de sua localização. Rosement, Laurier e Mont-Royal estão entre as mais caras. Mas é claro, cabe a cada um avaliar suas necessidades e recursos.
Alguns bairros contam com uma associação de locatários, conhecidos como « comité logement », que podem ajudar com locação de um imóvel.

Publié parMichèle Aguiar