Levar mudança não compensa


Como imigrante em Québec, é possível importar a mudança sem custo alfandegário. Mas custos com transporte marítimo de um 20ft, o equivalente a 33m3 não sai por menos de usd 3,400 até um terminal em Montreal. Sei disso, porque trabalhei numa Cia de Transportes Marítimos no Rio de Janeiro. Sendo assim, é preferível comprar eletromésticos, por exemplo, lá mesmo, até porque eles estariam conforme as normas canadenses.

Uma vez instalados em um novo imóvel, será necessário ter alguns móveis básicos. A compra de itens novos é considerada um grande gasto na planilha de um imigrante, portanto alugar um imóvel mobiliado ou semi mobiliado é uma solução imediata e econômica.

Móveis podem ser comprados em liquidações ou em anúncios de jornal. Vendas de garagem e de rua são muito comuns no Canadá. Organismos comunitários de serviço ao imigrante também dão dicas importantes nesse quesito.

Para imigrantes que chegam a partir do próximo ano vale atentar para o dia 1o de julho, também conhecido como dia da mudança em todo o Canadá. Muitos blogueiros dizem ter comprado itens como sofá, máquina de lavar, secadora, etc, por um preço irrisório. Outros itens como aparelhos de jantar, tostador de pães, etc, chegam a ser doados. Então, anotem na agenda: 1o de julho é dia da xepa!

Publié parMichèle Aguiar