Ser Imigrante


Para ser imigrante é preciso ter coragem e vontade para se instalar em um novo país.

É preciso praticar o desapego: deixar familiares, amigos, emprego, bens materiais, alguns laços culturais, etc.

O primeiro ano é marcado por novas emoções e grandes mudanças. É preciso
procurar moradia, obter um número de seguro social (NAS), seguro de saúde (assurance-maladie), abrir uma conta bancária, buscar ajuda nos serviços de atendimento ao imigrante, entender o modo de vida canadense, conhecer os meios de transporte disponíveis na região, aprender a fazer compras, entender as formalidades administrativas como taxas e impostos, conhecer os direitos e deveres canadenses, procurar emprego, escola para os filhos, fazer novas amizades, obter uma habilitação, descobrir como se tornar um cidadão canadense, etc.

Ser imigrante é estar disposto a começar uma nova vida. É saber que o medo e a ansiedade virão nos primeiros dias e podem persistir durante as primeiras semanas. É saber que isso acontece com todos os outros imigrantes e que leva um certo tempo até que venha aquela sensação de finalmente estar em casa.

De acordo com o MRCI, a melhor maneira de se adaptar a nova vida, é participar de eventos comunitários. Não hesitar em falar inglês ou francês, mesmo cometendo erros, porque o ato de falar ajudará muito na adaptação. Os canadenses crêem no espírito comunitário. Pouco importa o lugar onde viveremos, sempre haverá alguém para nos ajudar na nova vida e na integração junto a sociedade canadense.

Publié parMichèle Aguiar